A Federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT, PV e PC doB, retirou o nome do ex-prefeito José Carlos Elias da disputa pela Prefeitura de Linhares, no Norte do Espírito Santo. A decisão foi tomada pelos dirigentes do PT, que buscavam filiá-lo, em acordo com os demais partidos federados, na quarta-feira (14). Em seu lugar, entra Wilson Ramos Filho (PT). O médico-cirurgião Teobaldo Heleodoro (PCdoB) permanece como vice na chapa.
Em entrevista à A Gazeta na manhã desta quinta-feira (15), a presidente do PT em Linhares, Maria Tereza da Silva Brandão, explicou que o partido aguardava o processo de José Carlos Elias tramitar na Justiça Eleitoral. No entanto, apurou-se que os recursos ainda não foram encaminhados para julgamento no plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).
“Aguardávamos o andamento do processo dele, mas como não houve despacho, optamos por registrar outro nome para evitar riscos”, afirmou a presidente.
O processo ao qual Maria Tereza da Silva Brandão se refere é a filiação de José Carlos Elias ao partido, que foi barrada pelo TRE-ES. Segundo o entendimento do desembargador Dair José Bregunce de Oliveira, o ex-prefeito não teria direito a se filiar devido a irregularidades em seu título de eleitor, que deveriam ter sido corrigidas no cartório eleitoral.
Caso o nome do político fosse registrado, poderia haver impugnação, uma vez que, enquanto todos os recursos não forem julgados, prevalece a decisão do TRE-ES, ou seja, ele não poderia se filiar. Hoje, quinta-feira (15), é o último dia para o registro das candidaturas, conforme as diretrizes da Justiça Eleitoral.