Na era da tecnologia os golpistas estão cada vez mais criativos. Dessa vez estão se passando por órgãos fiscalizadores para aplicar o golpe.
O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) foi informado sobre e-mails encaminhados para empresas do Espírito Santo dando a entender que se trata de uma notificação da Corporação. A mensagem informa que a empresa sofrerá uma fiscalização e contém um link com as possíveis irregularidades, entretanto, trata-se de um link malicioso.
Phishing por Email
Essa técnica utilizada é conhecida como Phishing, que se trata de uma técnica usada por criminosos, onde eles fazem uma cópia de uma página de internet e compartilham através de email, sms etc.
A palavra Phishing vem do termo inglês pescar com o verbo no presente: pescando, daí o nome. Assim que como na pesca é utilizada uma isca para atrair as pessoas e "pescá-las".
Saiba mais sobre o Phishing e veja como se proteger.
O CBMES esclarece que o Centro de Atividades Técnicas (CAT) é o setor responsável pelas vistorias e emissões de alvarás da Corporação e só envia e-mail sobre os processos em andamento, quando há movimentação no processo. Todos os e-mails são enviados de endereços oficiais da Corporação, com o final @bombeiros.es.gov.br.