Estudantes da disciplina eletiva "Terra, Vida e Cosmos" da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Emir de Macedo Gomes, localizada no município de Linhares, realizaram, na última sexta-feira (16), uma atividade interdisciplinar sobre o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. Para a execução, cada turma ficou responsável por produzir uma estação temática, que abordava um aspecto do assunto de forma prática e interativa.
Os projetos desenvolvidos foram divididos em duas frentes de discussão: "Cacau capixaba: um fruto original do bioma amazônico presente na Mata Atlântica" e "Biomas brasileiros em foco: uma metodologia ativa para engajar estudantes na conservação e conscientização sobre a relação entre plantas medicinais e seu percurso histórico com a humanidade".
Entre os trabalhos apresentados, destacaram-se: uma cartilha descritiva contendo os desafios enfrentados pelos produtores durante o ciclo de vida do cacau, um folder explicando os processos necessários para a produção do chocolate, um relato explorando os componentes químicos do doce e seus impactos na saúde, além da exibição de algumas plantas medicinais e suas aplicações terapêuticas, com auxílio de óculos de realidade virtual, proporcionando uma viagem imersiva sobre os biomas brasileiros.
A professora de Física, Naiara Giuriatto, destacou que essa atividade proporcionou uma compreensão teórica e prática dos temas abordados. “A prática vivida foi excepcional, no sentido de poder ver o aluno como mediador da metodologia ativa. A experiência de ter uma estação por sala foi algo inovador e permitiu uma replicação em larga escala de algo que havia sido feito apenas para uma turma”, ressaltou.
Segundo a estudante Maria Luiza Almeida Queiroz, o projeto a ajudou a desenvolver uma consciência crítica sobre a conservação dos biomas brasileiros e o papel das plantas medicinais na história da humanidade. “Gostei muito de ser mediadora na atividade. Ter essa responsabilidade foi um aprendizado para mim, aprimorando minha capacidade de comunicação e influenciando positivamente meu futuro. Foi uma experiência incrível e que deve ser repetida”, contou a aluna.