Novo projeto de energia solar atenderá cerca de 5000 residências com energia limpa e sustentável no litoral norte do Espírito Santo
O Grupo Marca anuncia a inauguração da Usina Fotovoltaica de Juparanã (UFV Juparanã), localizada no interior do município de Linhares, Espírito Santo. A cerimônia de inauguração ocorrerá no dia 17 de julho, com a presença de autoridades governamentais e demais lideranças, a fim de mostrar a importância da chegada da energia limpa e sustentável no interior capixaba.
A usina terá capacidade de gerar 10,4 GWh de energia anualmente. A grande proporção se dá pelo fato de que a usina possui 10.800 painéis solares de 7,1 MWp de potência, o que equivale a atender aproximadamente 5 mil residências, com energia limpa e sustentável. A inauguração é um marco importante para a cidade de Linhares e para o desenvolvimento sustentável da região.
Diante de um cenário em que as questões ambientais necessitam de soluções cada vez mais urgentes, pensar em inovações, como por exemplo a adoção de fontes de energia sustentáveis, torna-se fundamental para garantir o equilíbrio do meio ambiente. Dados de um levantamento realizado pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), indicam que, em 2022, cerca de 83% de toda a capacidade elétrica adicionada foi oriunda de fontes renováveis, e a expectativa é de que essa porcentagem seja ainda maior em 4 anos.
Nesse sentido, a adoção de energias renováveis pode impactar positivamente o meio ambiente, a economia e a sociedade. De maneira prática, esse tipo de energia é capaz de reduzir a poluição do ar, promover mais qualidade de vida para a sociedade e garantir que as comunidades tenham acesso a uma energia limpa e de qualidade.
Além disso, ela estimula o crescimento econômico sustentável, o que fortalece a independência energética. Ou seja, as energias renováveis são mais que fontes de eletricidade, elas caracterizam um incentivo para um ambiente mais limpo, uma sociedade mais justa e uma economia mais robusta.