Ads

Advertisement

PT diz que não vai desistir de candidato barrado pelo TRE-ES Linhares

terça-feira, 16 de julho de 2024
Última Atualização 2024-07-17T09:10:16Z
Premium By Raushan Design With Shroff Templates



Na semana passada, o TRE-ES barrou a filiação de José Carlos Elias ao partido, alegando que ele está com o título irregular e com os direitos políticos suspensos


A executiva municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Linhares afirmou que vai recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), de barrar a filiação do ex-deputado federal José Carlos Elias à legenda, e reforçou que não vai desistir de ter o nome do político na disputa.



Por ser dada em segunda instância, a decisão cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas se não for julgada na Corte a tempo para as eleições deste ano, fica valendo a decisão do TRE-ES. O PT até pode registrar a candidatura de José Carlos Elias, mas pode ocorrer a impugnação. 



Na decisão do TRE-ES, o desembargador Dair José Bregunce de Oliveira, ressaltou que o ex-deputado não teria direito à filiação porque havia irregularidades em seu título de eleitor, que deveriam ter sido sanadas no cartório eleitoral. O portal do TSE mostra que o título do ex-deputado federal está suspenso. A decisão foi acompanhada pelos demais juízes do TRE.



Em conversa com a reportagem nesta segunda-feira (15), a presidente do partido em Linhares, Maria Tereza da Silva Brandão, disse que não justifica lançar outro candidato, pois ainda vai recorrer. "Estamos trabalhando para resolver essa questão. Vamos manter a candidatura até o fim, porque é uma decisão que a nossa federação tomou e ele [José Carlos Elias] não vai desistir, porque essa candidatura é favorita em Linhares”, declarou. 



A decisão do TRE-ES foi tomada a partir de uma ação do diretório estadual do PT, que solicitou o reconhecimento da filiação partidária de José Carlos Elias. O ex-deputado havia tentado o registro pelo sistema da Justiça Eleitoral, mas houve uma negativa administrativa e, devido a essa recusa, o partido entrou com a ação para não perder o prazo legal de filiação para a disputa nas eleições deste ano. 


Comentar
Os comentários são de inteira responsabilidade do comentarista, conforme regulamentado pela Lei LGPD
  • Comentar