Ads

Advertisement

Eleições Linhares: para quem vão os votos de "Zé" Carlos Elias agora que está fora da disputa?

sexta-feira, 12 de julho de 2024
Última Atualização 2024-07-12T19:53:24Z
Premium By Raushan Design With Shroff Templates


O que os institutos de pesquisa ainda não previam passou a ser a  grande dúvida nas eleições municipais deste ano em Linhares, o segundo maior colégio eleitoral do interior do Espírito Santo e o maior do Norte: para quem vão os votos intencionados ao ex-prefeito José Carlos Elias?


Na última terça-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) recusou, por unanimidade, a filiação do ex-prefeito ao Partido dos Trabalhadores (PT), pois José Carlos Elias está com os direitos políticos cassados e, logo, impedido de se filar a qualquer partido ou de disputar pleitos.



Sem José Carlos Elias, o pleito deverá se polarizar entre o atual prefeito Bruno Marinalelli (Republicamos) e deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos). Pesquisa da Futura/Folha Vitória mostrou Scaramussa em vantagem e Elias na frente de Bruno: 28%, 24% e 23%, respectivamente. Agora, uma nova consulta valeria a pena.



Um curiosidade: tanto Bruno Marianelli quanto Lucas Scaramussa são herdeiros do mesmo mentor político, o ex-deputado e ex-prefeito Guerino Zanon, que no meio do segundo mandato em 2022 passou a prefeitura para Bruno Marianelli e se aventurou numa mal sucedida candidatura ao Governo do Estado, não conseguindo sequer conquistar os votos bolsonaristas, em cuja imagem ele tentou colar. No final, foi “eleito governador” somente em Linhares.


CIDADE BOLSONARISTA


Linhares é uma cidade bolsonarista, assim como bolsonaristas são os, agora, dois líderes da pesquisa. Tanto que foi escolhida já há algum tempo como a única cidade capixaba a ostentar o gosto duvidoso da estátua da liberdade da única filial capixaba da rede Havan, do ultradireitista empresário catarinense Luciano Hang.


O ex-presidente teve 61% dos votos no primeiro turno em 2022 e Lula 39% em Linhares, resultado que praticamente se repetiu no segundo turno: Bolsonaro 61,64% e Lula 38,36%.


Mas o título de cidade mais bolsonarista do Estado é de Venda Nova do Imigrante, que deu 68,27% dos votos a Bolsonaro já no primeiro turno. Em seguida vêm mais duas cidades em torno – Castelo (67,9%) e Vargem Alta (66,23%). Uma característica comum entre elas: grande número de descendentes de imigrantes italianos, uma marca também de Linhares.


Ponto Belo foi a cidade mais lulista do estado, onde o petista foi a preferência de 62,47% dos eleitores. O ex-presidente também teve votação expressiva em Conceição da Barra, 61,61%, e Mucurici, 61,24% dos votos válidos.


Lula venceu em Água Doce do Norte, Ecoporanga, Mucurici, Montanha, Pedro Canário, Conceição da Barra, Ponto Belo, Pinheiros, Boa Esperança, São Mateus, Jaguaré, Sooretama, Vila Valério, Vila Pavão, Alto Rio Novo, Águia Branca, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Fundão, São José do Calçado, Apiacá e Mimoso do Sul.


Com exceção de Fundão, São José do Calçado, Apiacá e Mimoso do Sul, todas as cidades que escolheram Lula ficam nas regiões Norte e Noroeste do estado. (Da Redação com Globo.com, ES360 e Folha Vitória)

Comentar
Os comentários são de inteira responsabilidade do comentarista, conforme regulamentado pela Lei LGPD
  • Comentar