A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, assinou contrato com o Hospital Linhares Medical Center (LMC), no bairro Três Barras, para a contratualização de leitos de UTI neonatal e pediátrica e enfermaria pediátrica para receber bebês e crianças atendidos na Unidade de Pronto Atendimento Infantil (UPA 24 horas), no bairro Shell, e na Enfermaria de Pediatria do Hospital Geral de Linhares (HGL), quando se fizer necessária a internação hospitalar em leitos intensivos.
O investimento, com recursos próprios da Prefeitura de Linhares, é de 1.637.100,00 (um milhão, seiscentos e trinta e sete mil e cem reais). A estimativa da secretaria municipal de Saúde é de atender em torno de 30 a 50 pacientes por mês com tempo médio de permanência estimado entre 3 (três) e 7 (sete) dias por paciente.
A contratualização é necessária devido às dificuldades para a transferência de bebês e crianças atendidas na UPA Infantil e no HGL, que necessitam de internação hospitalar, para hospital de Colatina e da Grande Vitória uma vez que elas dependem de vagas via Regulação e que atendem pacientes de todos os municípios da região de saúde Central Norte para os mesmos hospitais.
“Muitas vezes a demora na transferência do bebê ou da criança representa potencial de gravidade de acesso e déficit assistencial, principalmente em se tratando de assistência Intensiva em internações neonatal e pediátrica. Essa demora em atendimento de urgência e emergência pode levar a criança a óbito ou a sequelas graves”, destaca a secretária interina de Saúde de Linhares, Francimar Baptista.
O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, pontua que a contratação dos leitos irá garantir assistência em tempo hábil, por hospital com equipe especializada em serviço de UTI pediátrica e UTI neonatal, o que representa segurança para as equipes da UPA Infantil e da Enfermaria de Pediatria do HGL.
“É um investimento que irá dar tranquilidade para os papais e mamães, pois terão a garantia, de que se necessário, a internação em leito de UTI será disponibilizada evitando que os bebês e as crianças não precisem se deslocar por horas para serem atendidos, trazendo o serviço mais perto das pessoas”, afirmou o prefeito.