Representantes da comunidade e da sociedade civil participaram da conversa trazendo a bandeira do orgulho gay, questões de identidade de gênero e inclusão social. Atento a essas demandas, o vereador reuniu a comunidade para implantar ações efetivas de conscientização da sociedade para essa causa e, também, difundir e ampliar o Disque 100, um recurso de denúncias contra violação dos direitos humanos.
Inclusive, essa foi uma das falas da Assistente Social e integrante da Comissão de Diversidade Sexual da Secretaria de Assistência Social de Linhares, Olga Lipaus. Ela reiterou a importância de se fazer um boletim de ocorrência na delegacia quando ocorrer fatos de homofobia, que se enquadra como crime de racismo.
“A ideia do evento foi ouvir a comunidade LGBTQIAPN+ para saber ainda mais sobre suas questões de gênero e inclusão social e aprimorar o Projeto de Lei nº 4743, que foi protocolado hoje (21/06), para que o recurso do Disque 100 – Disque Direitos Humanos seja mais conhecido com a fixação de cartazes em locais determinados”, explicou o vereador.
Além das pautas referentes à inclusão social, a roda de conversa também contou com apresentações artísticas de poesias, críticas à sociedade e de performance de drag queens.