Na próxima quarta-feira (3/7) será realizado o dia de campo com o lançamento da 7ª edição do Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares. O encontro será na Fazenda Nova Esperança, localizada em Chapadão do XV, das 8 às 12 horas, e é aberto ao público.
A programação conta com três palestras. O tema “Qualidade além da xícara” será ministrada pelo pesquisador do Incaper, José Altino Machado Filho; “A importância da sustentabilidade e certificação para o Café Conilon”, pelo supervisor comercial OFI/Olam, Evandro Guimarães; “Tecnologias Bayer para altas produtividades”, com o RTV Bayer Conilon, Anderson Andrade.
Na ocasião, acontecerá o lançamento do concurso que incentiva os cafeicultores a uma melhoria constante nos procedimentos e a investir em técnicas de cultivo e processamento que melhorem a qualidade dos grãos, um processo contínuo de aperfeiçoamento. A cerimônia de premiação está prevista para o mês de outubro.
O secretário de Agricultura de Linhares, Fabrício Fardin, destaca que a adoção de práticas de manejo adequadas de colheita e condução das lavouras pelos produtores de Linhares tem mudado a produtividade do parque cafeeiro e a qualidade do produto final.
“Outro ponto relevante é o papel crucial dos órgãos e entidades que atuam na cadeia produtiva do café, como a Secretaria de Agricultura e o Incaper que incentivam a difusão de tecnologias e inovações para a cafeicultura, especialmente para enfrentar problemas como a falta de mão de obra no campo. A consolidação do conillon como referência nacional em sabor segue com uma nova estratégia fundamentada em princípios como excelência, sustentabilidade e origem”, ressaltou.
Programação:
8h – Cadastramento e Coffee Break
9h – Abertura
9h40 – Qualidade além da xícara – José Altino Machado Filho – Pesquisador do Incaper
10h10 – A importância da sustentabilidade e certificação para o Café Conilon – Evandro Guimarães – supervisor comercial OFI/Olam
10h40 – Tecnologias Bayer para altas produtividades – Anderson Andrade – RTV Bayer Conilon
11h30 – Encerramento
Fonte:
PML