Linhares lidera o ranking de empregos gerados na indústria no Espírito Santo entre os meses de janeiro e abril de 2024. Do saldo de 3.686 novos postos aberto neste período no Estado, o Município foi responsável por 21,97%, ou seja, 810 contratações no setor industrial foram formalizadas em Linhares. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho/Ministério da Economia (SEPRT/ME).
Os resultados são fruto de uma política de atração de investimentos iniciada em 1997, na primeira gestão do então prefeito Guerino Zanon e que se consolidou com a chegada do primeiro investimento no ano de 2000, com o início das atividades da indústria Brametal. De lá para cá o Município aliou a atração de novas indústrias ao desenvolvimento econômico e social, o que diversificou a economia do Município.
Nos quatro primeiros meses do ano, Linhares também apresentou desempenho notável no ranking geral de empregos, ocupando a 4ª posição entre as cidades capixabas, com um saldo de 1.535 empregos. A cidade foi a única fora da região metropolitana da Grande Vitória – Serra, Vitória e Vila Velha, que lideram o ranking – que mais gerou empregos nesse período.
Dos 1.535 empregos formais, 810 foram oportunidades na indústria, 556 novos postos de trabalho foram gerados no setor agropecuário, seguido por 223 na construção e outros 203 no setor de serviços.
E o município não para de receber investimentos. São destaques nos últimos anos: Brinox, P2A Embalagens Ltda., Fimag, Grupo Carone, Linhares Medical Center, Olam Internacional, Café Cacique, Britânia, Randon, Milfarma, Megatec, Max Cor, Valeo, Fábrica da Cacau Show, Cranfos e Craf Brasil. Além da ampliação da WEG, expansão da Brametal, da Fibracem, da Proteinorte, Pump do Grupo Dompel e a Tocantins.
O anúncio mais recente foi a instalação da indústria de alimentos Rancheiro, com sede em Anápolis (GO), no distrito industrial de Bebedouro. Para abrir portas às oportunidades, a Prefeitura de Linhares já investiu no Programa Integrado de Qualificação (PIQ) R$ 6 milhões e 6 mil pessoas linharenses já participaram dos cursos de qualificação desde que foi criado em 2012.
O prefeito Bruno Marianelli celebrou os dados e lembrou que o aquecimento no mercado de trabalho acompanha o avanço de outras áreas. “Linhares é um dos principais motores do desenvolvimento em todo o Espírito Santo, fruto de políticas públicas voltadas para o bem-estar do cidadão. Trabalhamos arduamente para garantir aos cidadãos serviços públicos de qualidade, principalmente nas áreas de saúde, educação, assistência social, meio ambiente e inovação”, enumerou. “Junto a isso, temos buscado investidores para a nossa cidade. Isso traz riqueza e garante novas ocupações, novos postos de emprego para os linharenses”.
Dados:
Do saldo de 3.686 empregos gerados na indústria no Espírito Santo, de janeiro a abril:
1º lugar: Linhares lidera com 810 empregos
2º lugar: Serra, com 740 empregos
3º lugar: Aracruz, com 414 empregos
4º lugar: Cariacica, com 258 empregos
5º lugar: São Mateus, com 231 empregos
Saldo de empregos criados no Espírito Santo, de janeiro a abril:
1º lugar: Serra, com 3.389 empregos
2º lugar: Vitória, com 2.998 empregos
3º lugar: Vila Velha, com 2.924 empregos
4º lugar: Linhares, com 1.535 empregos
5º lugar: São Mateus, com 1.100 empregos