O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, comentou sobre a importância dessa conquista. "O retorno de Linhares, São Gabriel da Palha, Piúma e Serra ao Mapa do Turismo é significativo para o desenvolvimento turístico dessas regiões. Estar no Mapa não apenas confirma uma gestão estruturada voltada para o turismo, mas também abre portas para a participação em diversos projetos e programas da Setur, nas áreas de promoção, infraestrutura e qualificação. Quanto mais municípios estiverem inseridos no Mapa, maior será o desenvolvimento do setor em suas respectivas regiões", destacou Lemos.
Entretanto, municípios como Boa Esperança, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Sooretama, Rio Bananal, Baixo Guandu, Jerônimo Monteiro e Presidente Kennedy permanecem fora do Mapa do Turismo. Os municípios que ficam de fora do Mapa enfrentam obstáculos significativos no acesso a recursos e programas de fomento ao turismo.
O Mapa do Turismo, que tem validade de um ano, permanece aberto por tempo indeterminado, permitindo que qualquer município que cumpra os requisitos necessários possa ser incluído, fomentando assim o turismo nacional de maneira abrangente e contínua.