Linhares acaba de ser reinserida no Mapa do Turismo Brasileiro, após atender aos critérios definidos pelo Ministério do Turismo
A atualização do cadastro foi realizada pela secretaria municipal de Cultura e Turismo por meio da plataforma SISMAPA, que encaminhou os documentos necessários para a reinserção do município no mapa com vigência até 2025.
Com a regularização e atualização das informações no SISMAPA, o cadastro foi analisado e aprovado pela Secretaria Estadual de Turismo e pelo Ministério do Turismo. A inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro garante recursos e políticas públicas destinados ao desenvolvimento turístico da cidade. Linhares integra a Região do Verde e das Águas.
“Figurar no Mapa do Turismo do Espírito Santo significa que o município assumiu o importante compromisso com o Ministério do Turismo, com o Governo do Estado e com a sua população, de priorizar e desenvolver o turismo no seu município e na sua região turística. Este redimensionamento vai contribuir para melhorar a nossa capacidade de atuar de forma coordenada com as regiões turísticas para investir, desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos”, destacou a secretária de Cultura e Turismo, Jussara Carvalho de Oliveira.
O Mapa do Turismo é um processo que reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem, com o objetivo de nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional.
O instrumento é instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, e é o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área territorial que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério. Seu processo de atualização é contínuo, permitindo que os gestores em âmbito municipal, regional e estadual possam realizar o cadastramento do seu município a qualquer momento, desde que observem os critérios estabelecidos na Portaria MTUR nº 41/2021.
Os municípios que compõem o Mapa do Turismo são indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com o Ministério do Turismo.
Região do Verde e das Águas
Região que abarca a maior parte do território litorâneo do estado e que conta com o maior complexo lacustre do sudeste brasileiro, se destaca ainda pelas reservas naturais e dunas de areia. A riqueza cultural também se destaca com a presença das aldeias indígenas e dos quilombos. Destaca-se nos segmentos de turismo de aventura, cultural, de sol e praia, religioso, ecoturismo e de negócios e eventos.
Municípios: Aracruz, Conceição da Barra, Jaguaré, Linhares, Rio Bananal, São Mateus e Sooretama.
Fonte:
https://nortenoticia.com.br/linhares-retorna-ao-mapa-do-turismo-brasileiro/