O Projeto Bioflorescer, desenvolvido com idosos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Santa Cruz, avançou em mais duas etapas: a semeadura de sementes de espécies nativas e a confecção de exsicatas, que são amostras de plantas coletadas que foram prensadas, secas e fixadas em cartolina com molduras. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares, e no dia 3 de julho será o encerramento com plantio de mudas nativas em uma área pública na cidade.
A semeadura e cultivo de espécies nativas, conforme explicou a diretora Municipal de Recursos Naturais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Juliana Guasti, é uma atividade fundamental para promover a conscientização sobre a preservação da biodiversidade local, permitindo que eles se conectem e compreendam o ciclo de vida das plantas e a importância das espécies nativas para o equilíbrio dos ecossistemas. Quando crescerem, as mudas serão plantas em áreas a serem recuperadas em Linhares.
“Além disso, a experiência de semear e acompanhar o crescimento das plantas desenvolve habilidades de bem-estar e paciência, ao mesmo tempo em que fortalece a conexão emocional com a natureza. Envolvê-las nesse processo também inspira um senso de cidadania e responsabilidade ambiental”, comentou a diretora.
Outra etapa foi a confecção de exsicatas, processo de grande importância, pois promove o aprendizado prático e a apreciação da biodiversidade local e a interação do idoso com o mundo científico, ensinando-os sobre a identificação e classificação das plantas, além de reforçar a importância da preservação ambiental.
“Ao manipularem as amostras e participarem ativamente do projeto, os idosos desenvolvem habilidades de observação, paciência e cuidado, ao mesmo tempo em que cultivam um respeito profundo pela natureza e compreendem a interdependência dos ecossistemas”, relatou Juliana.
Recentemente, os idosos assistidos pelo Cras do bairro Santa Cruz estiveram na Floresta de Goytacazes. No local, além da aula prática para observação de campo, fizeram a coleta de folhas, flores e frutos que serão usados na confecção dos herbários, que são locais onde são preservados os materiais recolhidos desidratados (secos).