Com um investimento estimado de R$ 150 milhões, a Imetame Energia, divisão do grupo industrial Imetame responsável pela exploração de óleo e gás, está prestes a iniciar a produção efetiva no campo Rio Ipiranga, localizado em Linhares. A empresa planeja dobrar sua produção petrolífera em 2024, visando atingir uma meta de três mil barris diários, com um investimento projetado em R$ 150 milhões.
No inicio do ano, foram realizado operações com as três sondas na Bacia do Espírito Santo, Campo de Produção Rio Ipiranga, localizado em Linhares/ES. A Sonda IME-01 está sendo utilizada nas operações de perfuração de poços e as Sondas IME-02 e IME-03 nas atividades de testes e completação/equipagem dos poços após perfuração.
As sondas, próprias da Imetame, têm por finalidade perfurar os poços e equipá-los, visando colocá-los em condições de produzir petróleo e/ou gás, aumentando expressivamente a produção e intensificando a atuação da empresa no mercado de óleo e gás.
Atualmente, a Imetame finaliza os procedimentos de teste e intervenção para dar início à extração em quatro poços no campo Rio Ipiranga ainda no primeiro semestre do ano. A companhia também recebeu autorização para perfurar outros sete poços e possui diversas áreas em fase de exploração.
Um marco significativo foi a expansão da capacidade de armazenamento de óleo da empresa, que passará de 750 para 2.265 barris. Quando o campo operar em sua capacidade máxima, estima-se uma produção diária de 2,5 mil barris de petróleo e 40 mil metros cúbicos de gás natural, cifras expressivas para o setor onshore.
A Imetame Energia gerencia integralmente o ciclo operacional do óleo e gás, abrangendo exploração, extração, transporte, pré-processamento e comercialização. Essa verticalização operacional permite à empresa otimizar seus custos e maximizar a rentabilidade.
Fonte:
Site do Imetame